Aspersão Térmica

O que é Aspersão Térmica?

Aspersão térmica é um grupo de processos onde materiais metálicos ou não-metálicos, finamente divididos, são aspergidos em uma condição fundida ou semifundida sobre um substrato preparado, formando assim, um depósito aspergido. O material de revestimento pode estar na forma de pó, vareta ou arame.

O calor necessário para fundir o material de revestimento é gerado em uma pistola de aspersão através da formação de um arco elétrico ou da queima de gases combustíveis. Quando os materiais sólidos são aquecidos, mudam para um estado plástico ou fundido. Neste estado são impelidos, pela ação de um gás comprimido, contra a superfície de uma peça de trabalho. As partículas colidem a alta velocidade contra a superfície da peça de trabalho, tornando-se aplainadas e aderindo as irregularidades desta superfície previamente preparada.

Processo de Aspersão Térmica

O material fundido, depois de aspergido, se solidifica sobre a superfície do componente formando uma capa densa fortemente aderente, adequada para proteção Anticorrosiva ou Restauração de Componentes. Os revestimentos aspergidos podem ser aplicados também para proporcionar resistência ao Desgaste, Condutividade ou Isolamento Elétrico e Térmico e na obtenção de Formas Autônomas.

Peças revestidas por aspersão térmica ficam disponíveis para acabamento ou para uso imediatamente após aplicação, não necessitando de tempos de espera para secagem ou endurecimento e o processo não apresenta risco de dano a peça de trabalho. Neste tipo de aplicação em especial, os comoponentes tendem a atingir um grau de aderência superior e por só utilizar ar-comprimido torna-se um processo mais econômico.

Compartilhe:

Quer saber mais sobre a Comersul?

CATÁLOGO COMERSUL

Conheça nossos produtos e serviços

Download do Data Sheet Metallisation

Solicite um orçamento para a sua solução


Fale com nossos especialistas em Aspersão Técnica:

WHATSAPP

E-MAIL